topo
linha2

Fotogaleria

 
» Home » Crónicas e Artigos » Rui Pedro Ávila » Nova Lancha de Pilotos para o Porto Comercial de São Roque

 

Nova Lancha de Pilotos para o Porto Comercial de São Roque
Lembrando o Leonardo – Piloto

 

Aquando da bênção da nova Lancha de Pilotos “Álvaro de Ornelas” que irá operar no Porto Comercial do Pico, na vila de São Roque, que teve lugar na semana passada a noticia do http://www.azores.gov.pt/GaCS/ dizia que “O Governo dos Açores vai proceder a um conjunto de intervenções no porto de S. Roque do Pico, encontrando-se já a decorrer os procedimentos administrativos para a construção do núcleo de Pescas e de uma rampa roll on roll off, assim como para a execução da empreitada de reforço da cabeça do molhe, anunciou o Secretário Regional da Economia. Vasco Cordeiro, que falava na cerimónia de bênção da nova lancha de pilotos “Álvaro Ornelas”, que irá operar em S. Roque do Pico, anunciou igualmente que é intenção do executivo apresentar ainda durante o primeiro trimestre deste ano o projeto de reordenamento de todo o porto, “que prevê a construção de cais dedicados a passageiros”. “Este projeto, tal como foi o compromisso assumido pelo Governo, está praticamente concluído, será depois analisado com as entidades locais, ficando o concurso publico para ser lançado na próxima legislatura”, revelou igualmente o governante.”

Ora aqui longe, vem-nos à memória outros tempos e recordámos uma pessoa que muito contribuiu para a operacionalidade efetiva do Porto de São Roque, em manobras de atracagem dos navios mercantes que desde o início ali vão aportando… Falo do Leonardo Sarmento Serpa – o Piloto.

Durante mais de vinte anos ali exerceu essa nobre função, com denodo, brio e profissionalismo. Além disso, é justo realçar, o que acompanhei de perto enquanto deputado, a sua sempre pronta disponibilidade para se deslocar em substituição de colegas, ou até na falta destes, a São Jorge, Graciosa, Flores, a pedido do gabinete do então Secretário Regional, Duarte Ponte - Direção Regional dos Transportes Aéreos e Marítimos, nunca regateando a sua colaboração, principalmente nos primeiros anos de operação dos Ferrys de passageiros e viaturas – Lady of Man e Cachalote, que só podiam operar (atracar) nesses portos com piloto a bordo. Também, sempre esteve disponível para dar o seu contributo ao longo desses anos, quando se ia adiando e protelando a “organização funcional do interior da bacia” do Porto Comercial, dando judiciosas opiniões quanto a ventos dominantes, e alertando sempre para o cuidado a ter na projeção de qualquer ideia nova que pudesse minorar a operacionalidade da atracagem dos navios. A obra de reconversão do Cais velho, para Terminal de Passageiros estava então (como agora) em equação.

É agora tempo de homenageá-lo como profissional e como cidadão empenhado em diversos setores sociais da sua comunidade da Prainha do Norte. Autarca destemido e dinâmico. Presidente da Filarmónica por mais que uma vez, continua a ser um cidadão atento à vida comunitária, do que sou testemunha quase contínua. Claro que como todos nós lá terá os seus defeitos, mas tem de certeza muitas mais virtudes e qualidades e por tudo isso aqui lhe dedico hoje esta modesta homenagem ao Piloto do Porto de São Roque – quiçá esquecido em dia tão memorável para a vida do seu Porto - e ao Homem, ao Amigo, endereço um abraço solidário com votos de longa vida na companhia da sua Família que ele muito preza.

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

  Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007